24 de julho de 2013

Tutorial Bonnet 2.0!

Gif de florOlá! Quem segue a página do blog no face ja sabe que eu estava fazendo um bonnet para usar no Harajuku Fashion Party 2013, enquanto eu estava fazendo fui tirando fotos para poder postar um tutorial! No ano passado eu já havia feito um tutorial para bonnets mas utilizei um outro tipo de chapéu se quiser conferir é só entrar em Tutorial Bonnet. Esse "método" não é invenção minha, eu vi ele em um blog (http://darlinganddash.com/strawbonnet.html) a uns anos atras e fiz um bonnet baseado nele (fotos abaixo) e fui adaptando, ele é em inglês mas não tem muitas explicações então achei legal fazer um post com o passo a passo. 

Bonnet que eu fiz em 2010, as fotos foram tiradas no meu celular da época então a qualidade não está muito boa.





O que você vai precisar:
-Chapéu de palha de festa junina
-Cola quente
-Tecido
-Fita "mimosa" de duas larguras, um metro de cada.
-Rendas e outros materiais para enfeitar


O tamanho do chapéu é opcional, depende do quão grande você quer o seu bonnet, eu peguei o maior. E a quantidade de tecido, fita e rendas também vai depender do tamanho do bonnet. Meça quantos centímetros tem da pontinha da aba até onde começa a parte que você coloca a cabeça, onde esta marcado em vermelho na imagem abaixo:


Você pode utilizar outros tipos de cola, que você se sinta mais confortável de trabalhar ou costurar ele, mas não esqueça se você não tem idade/habilidade para trabalhar com essas colas mais fortes peça a ajuda de um adulto, principalmente cola quente pois você pode acabar se queimando se não tiver o devido cuidado. A cor e o tipo dos materiais depende de você que tipo de bonnet você quer fazer e com o que quer combinar.

Primeiro retire todo e qualquer enfeite que tenha vindo no seu chapéu, eu usei um alicate de unha sem muito fio pra ir cortando a linha da renda.


Agora vamos marcar e cortar a parte onde a sua cabeça vai ficar, você quer fazer um formato meio que de sino e deixar uns dois centímetros antes de chegar ao fundo. Prove ele depois de cortar pra ver se cabe certinho, tente cortar um pouco menor para ir aumentando se necessário. Como eu ia cobrir todo ele com tecido não me preocupei na hora de desenhar nele.



Agora você vai passar a aba dele, é passar, com ferro de passar roupa. Eu não tinha ferro em casa então não fiz esse passo, mas ele é super importante para dar forma ao seu bonnet. Coloque um pano, pode ser qualquer pano é só para não passar direto a palha por que ela pode derreter, e com o ferro não muito quente passe a aba dele para deixa-lo mais reto.

Pegue o tecido que você quer usar como base e vamos começar a cobrir ele. Se quiser você pode deixar ele todo em palha e só decorar, ou cobrir apenas a parte de trás, como eu fiz com o meu primeiro, ou cobrir todo ele como eu fiz. Se você não quer cobrir alguma parte com tecido é só pular esses passos.

Corte ele em tiras, com a largura uns 5cm maior do que a largura da aba do bonnet e o comprimento de 70cm, meça, se seu bonnet for maior use uma tira de pano maior. Posicione ela ao redor da aba da frente.



Cole ela com a cola quente, começando em uma ponta, pela borda de dentro e depois a borda de fora. Tente não usar muita cola, ou deixar ela em grandes "bolas" pra não ficar aparecendo muito.




Corte o tecido que esta sobrando.


Agora vamos cobrir as partes de trás. Eu usei uma tira de decido do mesmo tamanho da anterior para cobrir as outras partes. Eu arrumei o tecido e prendi com alfinetes antes de colar com a cola quente.



Depois de colar corte as partes que ficaram sobrando.


Agora coloque a outra tira de tecido na parte de trás da aba. Posicione ela onde vai ser colada e prenda com alfinetes se achar necessário. Eu comecei colando a parte de dentro e acabou não ficando bem certinho, o bom da cola quente é que foi super facil de descolar e colar de novo, então não tenha medo de errar! 





 Corte o tecido que esta sobrando.



Agora a parte de forrar esta pronta. Se você não forrou ele com tecido ou forrou só uma parte é legal fazer os passos a seguir. Você pode ver que ele esta feinho, cheio de cola e pontas de tecido feinhas aparecendo. Vamos cobrir elas com a fita mimosa. Agora a quantidade de fita também vai depender do tamanho do seu bonnet, mas eu usei um metro de cada fita. Eu recomendo usar uma fita de largura média, uns 2 centímetros, na borda da aba. E uma fita mais grossa, de uns 5 centímetros, na parte de dentro atras do bonnet.

Você vai colocar a fita mais fina na borda de fora da aba do bonnet, para tapar a junção dos tecidos. A maneira mais rápida que eu encontrei de colar ele dos dois lados e ficar mais certinho é colar ele com a cola quente bem no meio e pois ir colando de cada lado.

no centro

no lado



Agora para a fita de trás posicione ela e prenda com um alfinete para colar.



Corte a fita que sobrou e cole ela levemente inclinada no fim do bonnet, é com ela que você vai prender ele na cabeça, então não corte ela mesmo se achar que ficou muito grande deixe para cortar depois de amarrada na hora de sair.




Pronto! Agora é só decorar!


No meu eu usei algumas rosas de pano, dessas que vendem no buque mesmo, é só tirar elas e cortar o cabinho. E algumas rendas que combinavam com o vestido.







É isso! Espero que tenham gostado, e se não tiverem entendido alguma coisa por favor me perguntem, por comentários, e-mail, pessoalmente etc. quero ver todas com bonnets lindos!

Gif

8 comentários:

  1. um bonnet lindo *-*
    eu adorei a ideia , quero testar *-*

    ResponderExcluir
  2. Aiii carol que amooor esse bonnet <3

    quem sabe um dia eu consiga usar um *-*

    Bjobjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. brigadaa!
      Você ia ficar linda se quiser alguma ajuda pra fazer um é só pedir o/

      Beijinhos!

      Excluir
  3. Nunca tenho coragem de usar bonnet. ;w; Embora eu goste, toda a vez que tento fico me sentindo meio estranha askfhasjfhkjashf Vai ver é só costume (?)

    Seu bonnet ficou uma amorzinho ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hssusauhsa você ia ficar linda de bonnet, eu me sinto uma boneca vitoriana usando um, nem ai pra como eu realmente pareço xD

      brigada! <3

      Excluir
  4. Ficou lindo! Amei o tutorial. Farei um qualquer dia desses ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. brigada! que bom que gostou! me mande as fotos se fizer um ♥

      Excluir