A Moda Lolita

Acho importante em um blog de moda ter um pouco sobre ela, especialmente quando é uma moda tão diferente, espero que esse texto ajude a entender um pouco sobre A Moda Lolita.

Ela é basicamente uma moda de rua japonesa, conhecida por sua delicadeza e aparência de boneca. Foi iniciada no Japão em meados de 1980 e tem como inspiração a moda das eras do Rococó e Vitoriana. Nos anos 2000 ocorreu a maior divulgação da moda, primeiramente por que diversos artistas de bandas japonesas famosas começaram a utilizar a moda e com a internet os seus conceitos foram mais difundidos.

Desde de 2000 a moda tem passado por diversas transformações. Nessa época influenciadas pelas bandas o sub estilo mais popular era o Gothic Lolita.  Mas em 2006 a marca Angelic Pretty introduziu o Sweet lolita como é hoje. E ultimamente tanto por estarem um pouco enjoadas de tanto doce e pelas pessoas que utilizam o estilo terem envelhecido um pouco o estilo mais procurado tem sido o Classic Lolita.

A moda se popularizou no Japão e no mundo através da internet. No Brasil as primeiras “lolitas” começaram a aparecer entre 2006 e 2008. Desde então a comunidade lolita no Brasil e no mundo tem crescido muito.

Não há uma religião Lolita a ser seguida. Cada Lolita tem o direito de ter a sua própria crença.

Podemos ver diversas peças lolitas principalmente dentro do classic lolita inspiradas e se utilizando de obras de arte. A Brand (marca) Juliet et Justine utiliza diversas pinturas famosas como print (estampa) em seus vestidos.

No cinema temos como ícone o filme escrito por Novala Takaemoto Kamikaze Girls ou Shimotsuma Monogatari. E em animes e mangas podem ser vistos diversos personagens que usam a moda lolita, que apenas se inspiram nela ou que  aparecem utilizando-a uma ou outra vez.

A revista mais lida pelas lolitas é definitivamente a revista de moda Gothic and Lolita Blible (ou GLB) você pode encontrar os scans nesse link.

Existe também a lifestyle lolita: Não há uma enorme diferença entre uma lifestyle lolita e uma lolita "normal". Na verdade, é uma diferença bem pequena. A lolita média coloca talvez 40% de sua vida em lolita. Ela usa as roupas, talvez vá a encontros. Mas a lifestyle lolita procura não apenas com suas roupas, mas através de sua música, suas atividades como confeccionar rendas, bordado, culinária, arte e decoração, como seus quartos ou apartamentos. Ela se inspira nos hobbies das damas vitorianas. Nem toda a lolita precisa ser uma lifestyle lolita é apenas uma moda e não deve interferir nos seus modos ou como você vive a sua vida se você não quiser.

Como datas importantes temos o Dia Internacional Lolita: acontece duas vezes ao ano.  Primeiro sábado de junho e no primeiro sábado de dezembro. Para estrearmos os nossos outfits de Verão e Inverno. 
No Brasil é muito importante o Meeting Nacional lolita que aconteceu a primeira vez em 2010 e desde então só vem crescendo e juntando lolitas do brasil inteiro em um único meeting, ele geralmente acontece em São Paulo no mês de julho. As duas ultimas edições tiveram o nome de Harajuku Fashion Party para abarcar não somente lolitas mas brasileiros que gostem de todas as modas japonesas.

Como celebridades temos principalmente o Mana-Sama, ex guitarrista da banda Malice Mizer e dono de uma das brands mais caras e desejadas de Gothic Lolita a Moi Meme Moitie o Mana foi um dos grandes difundidores da moda lolita e é admirado por muitas até hoje.
Temos também algumas modelos de revistas de moda japonesa que são muito conhecidas aqui no Brasil como: a Akira, modelo das revistas KERA e Gothic & Lolita Bible e vocalista da banda DISACODE; Midori modelo da revista Gothic & Lolita Bible; e a Misako Aoki modelo lolita, embaixadora kawaii oficial do japão, enfermeira, e autora do livro "Misako Aoki's Kawaii Revolution”.

Na internet você pode achar as lolitas brasileiras no Fórum: Moda Lolita  e na página do Facebook: Moda Lolita ~ Brasil

Não sou nenhuma especialista em lolita então se tiver qualquer coisa errada me avisem. E qualquer duvida também podem entrar em contato comigo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário