25 de abril de 2012

Testes em Animais (editado)



 Pra quem não viu o blog mais cedo, eu tinha postado rapidamente uma noticia que tinha visto ontem a noite, pois estou sem tempo e não sabia quando ia poder editar o post e deixar tudo bonitinho pra vcs verem.


 Vi um compartilhamento do facebook com a noticia de uma inglesa que se voluntariou para se submeter aos mesmos testes que os animais sofrem em laboratórios de maquiagens e outros produtos. Sempre fui terminantemente contra testes em animais, como coloquei no blog ontem acho que não deveríamos fazer qualquer tipo de ser vivo sofrer para o nosso conforto. 

 Junto com a reportagem estava sendo repassado o link de um site com uma lista de algumas empresas que ou testam em animais ou tem alguma relação com isso (terceirizam os testes, é apenas um determinado produto que é testado, etc) que vocês podem checar a baixo. Tenham em mente que as fotos não são bonitas, elas são pra chocar mesmo.

 Mulher vive um dia de cobaia e se submete aos mesmos testes que os animais sofrem em laboratórios:
http://www.anda.jor.br/25/04/2012/mulher-vive-um-dia-de-cobaia-e-se-submete-aos-mesmos-testes-que-os-animais-sofrem-nos-laboratorios

Empresas que testam em animais:
http://www.ativismo.com/site/index.php?option=com_content&view=article&id=61%3Aempresas-que-testam-em-animais&catid=17%3A&Itemid=44

 Sei que esse assunto não é ligado diretamente com lolita, mas como moda nos utilizamos de maquiagens, e no dia-a-dia de outros produtos que podem ter sido testados em animais. Tenho certeza que muitas acham que poucas empresas ainda fazem testes em animais mas isso não é verdade, muitas marcas grandes de maquiagem ou não ainda fazem esses testes, como a L'OREAL e por consequencia a Maybelliene (minha maior decepção pois as maquiagens deles são muito boas), Covergirl (não é muito popular no brasil mas sim nos EUA), a Neutrogena (da Johnson e Johnson que também testa), Clean e Clear, Pantene, Pampers, Bic, Avon, Axe, Colgate, Close-up, Gillete e muitas outras (todas essas marcas estão na lista do Peta). Mas marcas como a Revlon, NYX e MAC são exemplos que tem uma linha de maquiagens excelente e de diferentes faixas de preços que não testa em animais (a TREseme e aVictoria Secrets também não testam).

 Muitas vezes não sabemos com certeza se algo é testado ou não, as vezes surgem rumores que uma ou outra marca testa seus produtos em animais e acaba sendo só especulação de adversários, mas nesses casos é bom fazer uma pesquisa antes pra ter certeza, ou se não for uma marca essencial na sua vida simplesmente não compre mais coisas dessa marca, procure outra do mesmo produto que diz: produto não testado em animais. É isso oque eu faço, se escuto um rumor que seja já paro de comprar da marca e vou pro site do Peta (People for the ethical treatment of animals, Pessoas para o ético tratamento dos animais) pesquisar. 

 Depois de ver as fotos e ler a reportagem só sustento minha opinião e não me importo de parar de utilizar tal produto só por causa de rumores.

 Você pode também entrar no site do Peta  que tem uma lista precisa e atual dessas empresas. Quando você entra nesse link vai ter um texto de introdução e abaixo vão ter os lugares pra procurar, eles estão divididos em:

Companhias que não testam em animais
Companhias que não testam por tipo de produto
Companhias que testam em animais
Companhias trabalhando na mudança de regulamento

http://www.peta.org/living/beauty-and-personal-care/companies/default.aspx

 Procurando por informações achei alguns videos no youtube, eles começam nos mais leves para os mais fortes contendo imagens pesadas, de maus tratos.

http://www.youtube.com/watch?v=Q37oCNq-vI0&feature=related
Esse video é em ingles mas é tipo uma historinha sobre a historia dos testes em animais, bem auto explicativa, não acho que precise entender ing para ve-lo mas se acharem dificuldades (nesse ou em outros videos) me avisem que eu traduzo para vocês.

http://www.youtube.com/watch?v=wlS2TPpUJsM
Não contem imagens tão fortes mas é bem feito e informativo

http://www.youtube.com/watch?v=qSwR70Xtaug&feature=related
Esse é em inglês e as informações (empresas citadas e tals) não estão muito certas mas as imagens são chocantes e é isso mesmo que acontece, quando falam em teste em animais não é só passar blush na bochechinha do coelhinho, não (informações pesadas) eles pegam o produto químico que vai no blush, aumentam sua intensidade em até 100 vezes e ai colocam com uma agulha dentro do olho (na "parte branca") do coelho e vão aumentando a intensidade e colocando no olho dele até terem certeza qual dosagem é prejudicial.

http://www.youtube.com/watch?v=lABOUS3EO8Y&feature=fvst
Imagens fortes, vídeo em português 

 Existem bem mais videos sobre o assunto se vocês forem procurar mas estou com pouco tempo e estomago para ver todos.

 Meu objetivo com esse post não é fazer vocês pararem de usar essas marcas e sim para conscientiza-las para que possam tomar suas próprias decisões.


edit 2: só pra alegrar de pois de tanta tristeza: http://www.youtube.com/watch?v=tuK6n2Lkza0

4 comentários:

  1. Carol, moro na mesma cidade que você, e gostaria de saber se você conhece alguma loja aqui em sta que venda alguma coisa de Lolita, se você souber de alguma, por favoor me diz onde fica!
    Obs: nossa tinha quase certeza de que não existia nenhuma lolita em santa maria nunca vi nenhuma!
    Bejinhoos Bruna!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Me mudei a pouco tempo entao não sei muito sobre a cidade, mas andando no calçadão tem varias lojinhas de acessórios que da pra garimpar algumas coisas, mas assim que souber de alguma mais concreta te aviso! ^^

    ResponderExcluir
  3. Carol, olá! Não sei como não cheguei a ver essa postagem antes... Não conhecia o seu blog, mas enfim!

    Adorei DE VERDADE os escritos! Estou há meses tentando agitar uma postagem como a que você fez, rs. Sempre olho na lista da PETA antes de comprar alguma maquiagem <3

    Agradeço muitísismo-íssimo pela postagem! Peço permissão também para falar dela no meu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! que bom que você gostou! Foi trabalhoso faze-la mas fiquei satisfeita com o resultado. Pode falar sim, fica a vontade pra citar e utilizar os links, quanto mais gente falando sobre o assunto melhor!
      Brigada pelo comentário, beijos!

      Excluir