21 de abril de 2015

Livro Cor-de-Rosa da Semana: A 5ª Onda e O mar Infinito

Oii gente bonita! Quero começar a falar mais sobre a coisa pela qual mais sou apaixonada no mundo: livros. Vou falar sobre livros da minha maneira, não vai ser a review mais precisa do universo, nem super organizada, as vezes posso nem chegar a falar do livro... vocês vão ver. Por isso resolvi criar uma "seção" chamada de Livro Cor-de-rosa da Semana! Não vou fazer reviews toda a semana, por que quero postar sobre outras coisas também, mas vai sair pelo menos uma por mês!

Ai meu deus! Ai meu deus! Ai meu deus gente esse livro está arruinando a minha vida.

Os primeiros livros que quero falar são da trilogia do autor Rick Yancey: A 5ª Onda! Vou contar uma historinha pro cêis, chega mais: Eu estava num nobuy (não comprar) de livros desde que não terminei todos que comprei na Bienal do ano passado e ganhei vários de natal (que eu já li, óbvio, durante o ano novo, eram só 5...) mas ai no sábado eu tinha combinado de encontrar duas amigas e elas não puderam ir. Pra matar o tempo em Porto Alegre resolvi ir passear no shopping. Só que depois de já ter ido em todas as lojas ainda tive que esperar mais de uma hora até a minha carona chegar, então inocentemente entro na livraria cultura pra passar o tempo e acabo encontrando esse livro, por acaso, e lembro de ter visto boas reviews nele e quando eu li a contracapa me apaixonei, tinha que ler! Então eu culpo totalmente as minhas amigas que não puderam me encontrar por essa compra (♥)

Como a devoradora de livros que sou li esse no mesmo dia, acabando ele perto de 5 horas da manhã e já desesperada pra ler o próximo! Que eu baixei o e-book em inglês mesmo, queria muito comprar o livro pra ler mas não ia aguentar esperar, no domingo de manhã. Como estou na faculdade e compromissos etc. e precisava recuperar o sono perdido de sábado só fui terminar o segundo na segunda de madrugada. 

17225828745_424e29b4b5_o Screenshot_2015-04-17-11-17-29[1]

Ok, agora sobre o livro (falei que eu ia ficar enrolando....)! 

O livro é uma distopia, onde alienígenas invadem a terra. Não quero contar muito da história por que tem muitas reviravoltas e eles vão contando como que a invasão aconteceu aos poucos. Não é uma coisa que no primeiro capitulo você já sabe o que aconteceu e tudo sobre a personagem principal. É uma narrativa bem construida onde o personagem que esta narrando a história vai e volta no tempo pra contar o que aconteceu. O que eu achei muito bom pra quebrar um pouco certos capítulos que são bem pesados. Nesse vai e vem você nunca sabe exatamente tudo e isso vai aguçando a curiosidade pra ler os próximos capítulos e descobrir, não é uma coisa que você fica perdida na história mas sim que te deixa com um sentimento de querer mais o tempo todo. 


A narrativa do livro não é feita por um único personagem. O que eu achei essencial quando cheguei no fim, por que podemos realmente presenciar diferentes perspectivas da invasão e podemos ver como cada personagem pensa e sente e o por que eles fazem o que fazem. Só achei que algumas partes eram meio chatas, eu gosto de romance e queria ficar lendo só a aparte do casal e por isso fui pulando uns capítulos pra ler o que queria e depois voltei naqueles mais "chatinhos".

Correr = morrer. Ficar = morrer. Meio que o tema dessa festa.

Se você é uma pessoa que se envolve muito com livros e não gosta de filmes de terror ou não suporta ver pessoas sofrendo aconselho não ler esse livro, ele é bem pesado e tem cenas bem fortes, eu tive pesadelos na segunda de noite quando terminei de ler o segundo, e uma amiga disse que teve que parar de ler no meio por que estava tendo vários pesadelos durante a noite também! O livro desperta uma agonia e um desespero que me acompanharam por todo o livro.

Não é sobre destruir a nossa capacidade de lutar tanto quanto é sobre destruir a nossa vontade de lutar.

O que eu tinha maior receio com o livro era a parte dos aliens. Eu gosto de histórias de aliens, amo Doctor Who, mas detesto aquelas histórias bregas que colocam aliens como seres quase sem vida, só entidades que aparecem e na verdade tudo se centra nos seres humanos. Esses livros não, eles realmente falam dos aliens, dos planos deles. Os personagens principais estão o tempo todo tentando desvendar quem eles são e o que querem, não com ações, mas em conversas e analisando o que os aliens vão fazendo. É um livro que não assume que o leitor é "leigo", e nem os personagens principais o são. Eles repensam tudo o que achávamos que sabíamos sobre quem somos e sobre o universo.

E então, atrás dele, a ultima, a estrela final, a que ele carregou através de um mar infinito de branco, a única coisa que ele achou que valia apena morrer.

Tudo isso se aplica aos dois livros, mas mais sobre o primeiro. No segundo já sabemos de mais coisas e estamos numa fase diferente com os personagens, eles já passaram por muita coisa aqui. A única coisa que eu não gostei é que o livro não vai muito pra frente com determinados personagens, ele fica recontando o mesmo período de tempo em diferentes visões. Nenhuma cena se repete, mas acaba ficando um pouco "monótono" comparado com o primeiro que tem mil e uma coisas acontecendo ao mesmo tempo. E os personagens que eu mais gostei tem uma representação muito pequena, no final ele foca em outra história e eu queria ter lido mais sobre eles. Espero que no terceiro o autor se volte mais pra eles :D


Estou muito ansiosa pra ler o terceiro e ultimo livro da trilogia. Espero que o autor não nos decepcione, ele deixou várias questões em aberto e espero que as respostas pra elas não sejam coisas simples ou escritas de maneira rápida. Na maioria das trilogias eu fico com a sensação que ficou alguma coisa faltando no final, parece que os autores desenvolvem tantas coisas nos dois primeiros e quando chega no ultimo fazem tudo apressado. O livro vai se chamar The Last Star (a ultima estrela) e será lançado dia 8 de Setembro nos EUA!


E em 2016 vai sair o primeiro filme baseado na trilogia! Quero só ver no que vai dar, não tenho muitas expectativas só espero que eles não"adocem" muito e tirem o feeling mais pesado do livro!


"Depois da primeira onda, só restou a escuridão.
Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram.
Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram.
Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém.
Agora “A Quinta Onda”está começando...
Cassie está sozinha, fugindo dos Outros. Ela vive em uma Terra devastada, onde qualquer pessoa, até mesmo uma criança, pode ser o inimigo. Um inimigo que parece humano, que espreita em todos os lugares, pronto para aniquilar os últimos sobreviventes. Permanecer sozinha é permanecer viva – Cassie acredita nisso até encontrar Evan Walker. Mas será que ela pode confiar nele? Será que ele pode ajudá-la a resgatar o irmão? Chegou o momento em que Cassie deve escolher entre a esperança ou o desespero, entre enfrentar os Outros ou se render ao seu destino, entre a vida ou a morte. Entre desistir ou lutar!"

Ok, esse post ficou enorme, sinto muito! Não era o meu objetivo, mas quando começo a falar sobre livros sempre me empolgo. Espero que vocês tenham gostado, me falem se já leram ou não o livro e se sim o que acharam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário